Brownie de Nutella

Esse mês inclui entre suas comemorações o dia dos namorados. Aqui em casa temos uma regra, só existem dois tipos de presentes aceitáveis, seja de aniversário, natal, datas comemorativas em geral, ou só pra agradar mesmo: comida e viagens! Ah, ocasionalmente livros também são aceitos.

Por isso, nesse dia dos namorados voltei pra casa com algumas prendas, um queijo brie, uma Nutella e fiz um brownie especial!

Essa receita é a básica de brownie, com algumas alterações. Eu sou uma pessoa que dificilmente se adapta à rotina, e sou péssima em repetir receitas. Sempre mudo alguma coisa. Ou porque estava sem aquele ingrediente em casa, ou pra testar uma versão vegan, ou simplesmente para ver como fica de outro jeito. Às vezes minhas invenções dão certo e às vezes errado. Ontem a noite mesmo fiz uma vitamina de abacate que ficou péssima. Muito ruim mesmo. Mas tenho uma outra versão dela maravilhosa! Enfim, a gente deixa pra compartilhar as que dão certo, né!

Esse da foto foi uma versão mais tradicional de brownie, embora sem glúten, mas as alterações para deixá-lo vegano e/ou mais saudável são totalmente válidas, e, eu pessoalmente, prefiro, porque gosto do brownie mais compacto. Na lista de ingredientes e no modo de fazer vou ressaltar as variações!

IMG_2137

Vou explicando como fazer, e no fim coloco a lista de ingredientes e um resumo do preparo, mas para observações, em especial para as variações de ingredientes, siga o texto.

Primeiro forre uma forma com papel manteiga ou tapete de silicone e jogue as 12 colheres de café de Nutella em pelotas separadas. Pode usar pasta de amendoim, ou outras oleaginosas, inclusive existem várias opções veganas, ou você pode fazer sua própria pasta de oleaginosas, deixando umas 2 xícaras da oleaginosa (macadâmia, castanha de caju, castanha do pará, amêndoas, avelã, amendoim, ou uma mistura de duas delas) de molho e depois processando com o mínimo de água, óleo de coco e o açúcar de sua preferência, ou sem açúcar.  Independentemente da pasta que usar, faça as pelotas e coloque no congelador por 30 minutos, apenas para conseguir posteriormente enfeitar a massa com elas e também para que não derretam imediatamente no forno, ficando apenas em algumas regiões do brownie.

IMG_2140

Depois ligue o forno médio para ir pré-aquecendo e comece a massa.

Se for usar ovos, separe-os numa tigela a parte e bata, claras e gemas juntas, como para fazer omelete. Se for utilizar a linhaça, coloque numa tigela e cubra de água, mexa e deixe descansando para hidratar e criar a liga.

Derreta o chocolate amargo em banho maria ou no microondas (30 segundos por vez, mexendo nos intervalos). Eu usei essa marca, Divine, que é brasileira, e eles tem opções ótimas, inclusive uma de chocolate 70% sem açúcar. Usem a que preferirem. Só realmente recomendo que seja no  mínimo meio amargo.

IMG_2141

Adicione o óleo de coco ou a manteiga derretidos, e mexa bem com o chocolate já derretido. O meu óleo de coco tava no final e tive que fazer uma mistura com margarina, e o ideal não é misturar, mas usar apenas um dos dois. Mas até que deu certo.

Depois acrescente o melado (ou açúcar), o cacau em pó, as duas colheres de sopa de Nutella, ou outra pasta de oleaginosa, a baunilha e mexa bem. Se você estiver num lugar frio, aqueça bem essa mistura, sem ferver, para que ela fique mais líquida do que cremosa, mas não totalmente líquida.

IMG_2142

Misture ou os ovos batidos, ou a linhaça hidratada e com liga, nessa mistura, e mexa bem. Eu prefiro fazer toda essa parte com fué, já que não tenho batedeira, mas quem tem pode usar, e quem não tem nada pode fazer no garfo, embora aí eu recomende que você mexa bem para não empelotar.

Depois jogo os secos, a farinha de arroz (ou trigo), e o amido. E mexa muuuuito bem. Essa parte é a que as quantidades da receitas terão de ser testadas por vocês, pois tudo pode variar nesse momento de acordo com marca, opções de ingredientes, etc. A mistura não pode ficar seca. Então dependendo das farinhas que você use, coloque um pouco mais de óleo se achar necessário (eu achei na minha). Se usar a linhaça, talvez a farinha de arroz fique em grande quantidade, para essa proporção, então coloque aos poucos e vá sentindo a massa. Ela deve ficar como uma pasta cremosa e oleosa, mas não oleosa demais. O óleo não pode ser visível, mas tem que desgrudar do fundo da tigela com facilidade. Coloque o fermento e mexa suavemente para incorporar.

IMG_2144

Unte a forma (manteiga, margarina, ou óleo de coco). Se for antiaderente não precisa enfarinhar, só untar. Se a quantidade de óleo da massa estiver certa também não precisa enfarinhar, só untar. E despeje a massa, espalhe com a colher para cobrir o fundo todo. Eu usei uma forma pequena, então ele ficou um pouco mais alto, se usar uma muito grande ele vai ficar muito fino, então planeje bem essa parte.

Quando já estiver na forma, espalhe as colheradas de geleia de framboesa pela massa e afunde-as um pouco. Quando esquentarem vão molhar a massa um pouco mais, então o ideal é estarem envoltas por massa. Eu uso essa marca, St. Dalfour, porque é sem açúcar, eles adoçam as geleias apenas com as frutas e tâmaras. Mas pode usar a que você quiser, inclusive de fabricação caseira. Eu sugiro os sabores mais cítricos ou as frutas vermelhas, para quebrar um pouco com o chocolate todo da massa.

IMG_2145

Por fim, retire do congelador as pelotas de Nutella e coloque sobre a massa, afundando apenas um pouco. Como estarão mais frias, você conseguirá segurá-las com as mãos, mas não segure por muito tempo ou derreterão. Só coloque na massa.

IMG_2146

Vai ficar assim:

IMG_2136

Coloque no forno médio por 25 minutos. Se a forma for muito grande, por menos, 15 ou 20 minutos. De novo, aqui vale o bom senso e a personalização. Fornos reagem de maneiras diferentes e formas também. Use seu bom senso e vigie depois de 15 minutos. Espete com palito ou garfo, tem que sair limpo. Não deixe secar demais, brownie é bom um pouco molhado, mas não pode ficar cru. Pela própria característica dos alimentos, se você usar ovos, tende a ficar mais alto do que com linhaça e com farinhas cm glúten tende a ficar mais molhado do que com farinhas sem glúten. Leve tudo isso em consideração ao calcular o tempo no forno.

Se quiser fazer uma versão mais light, use tudo sem açúcar (o chocolate, a geleia), e adoce apenas com açúcar de coco, que tem um índice glicêmico mais baixo. Pode cortar a farinha também e deixar apenas o amido de milho. Fiz uma vez assim, com linhaça, óleo de coco, sem farinha e tudo sem açúcar, e fica muito bom, embora bem mais compacto! Aí tem que deixar pouco no forno, uns 12 minutinhos só!

Enjoy! Aqui em casa foi o maior sucesso!

IMG_2139

Brownie de Nutella com geleia de framboesa

Ingredientes: 

1 barra (100g) de chocolate amargo (70% ou mais, preferencialmente)

3 colheres de sopa de cacau em pó (não adoçado)

3 ovos (#vegan : 3 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada para cada ovo)

3/4 xícara (150ml, aproximadamente) de óleo de coco em estado líquido (ou manteiga/margarina derretida) (se usar farinha de trigo, pode usar só 1/2 xícara)

3 colheres de sopa de amido de milho

3 colheres de sopa de farinha de arroz (pode usar a de trigo. Usando a de arroz ele fica sem glúten, e um pouco mais seco)

1 colher de chá de fermento (químico em pó)

1/2 xícara de café de essência de baunilha

1/2 xícara de melado de cana (pode usar açúcar mascavo ou de coco)

12 colheres de café (enfeite) + 2 colheres de sopa (massa) de Nutella (pode usar pasta de amendoim ou de outra oleaginosa)

6 colheres de café de geleia de framboesa (ou outra a sua escolha, ou nenhuma)

Modo de fazer (resumido):

Faça as pelotas de Nutella numa forma com papel manteiga e coloque no congelador por 30 min. Derreta o chocolate. Misture o cacau em pó, o óleo de coco, mais Nutella, a baunilha, o melado (e/ou açúcar), os ovos (ou linhaça), a essência de baunilha e bata bem. Adicione a farinha, o amido e mexa bem. Adicione o fermento e mexa suavemente. Coloque na forma untada e acrescente as colheres de geleia de framboesa e as pelotas de Nutella congeladas. Coloque no forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.

IMG_2150

Obs: as fotos são da minha casa e minha cozinha num dia de bagunça. Não sou chef e nem nutricionista. Não vendo alimentos. As informações obtidas não são científicas e não me comprometo a passar dietas. Apenas compartilho com vocês uma parte das coisas gostosas da minha vida!

obs 2: o passo a passo estava no dia no snapchat! Quem quiser, pode me adicionar lá! (JuMarra)

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s